Perguntas e respostas sobre os tratamentos oferecidos

Qual a melhor idade para dar início a um tratamento ortodôntico?

Essa resposta está relacionada com o tipo da condição apresentada. A primeira análise é mais completa e pode ser feita em crianças por volta dos 5 anos de idade. Nessa faixa etária, quase sempre é possível detectar alterações que podem exigir uma orientação profissional ou até um tratamento ortodôntico preventivo.

O que é necessário para você iniciar seu tratamento ortodôntico

ENTREVISTA E EXAMES BUCAL E FACIAL: Na consulta de avaliação ortodôntica é realizada a anamnese, momento em que você expõe seus desejos e expectativas, juntamente a um exame clínico detalhado. Nesta consulta é solicitada a documentação ortodôntica para que seja elaborado seu plano de tratamento individualizado.

DOCUMENTAÇÃO ORTODÔNTICA: Para dar início ao tratamento ortodôntico e necessário realizar um conjunto de exames: fotografias, radiografias, modelos em gesso da sua boca e outros exames quando for necessário. A partir destes dados será feita uma avaliação criteriosa de todos os dentes e ossos basais e da face para o planejamento da melhor terapia.

DIAGNÓSTICO E PLANEJAMENTO DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO: Depois do estudo completo de todas as informações, é apresentado o plano detalhado do tratamento. Nos casos em que há mais de uma opção, a escolha da terapia é definida em conjunto com você. A essa decisão podem ainda ser somadas opiniões de dentistas de outras áreas.

Quanto tempo demora um tratamento ortodôntico?

O tempo necessário para um tratamento depende muito da complexidade da má oclusão do paciente.

Adultos e idosos podem colocar aparelho?

Certamente e na maioria das vezes essas pessoas se beneficiam muito do tratamento, melhorando não apenas sua imagem, mas também sua saúde dentária e dos tecidos de suporte de seus dentes.

Pessoas com problemas periodontais (da gengiva) podem ser tratadas ortodonticamente?

Sim. A doença periodontal apresenta grandes chances de desenvolver uma condição chamada Movimentação Dentária Patológica. Ela se caracteriza por um importante desalinhamento dos dentes, em especial os anteriores, acompanhado pela abertura de espaços diversos. Desde que o paciente se mantenha em controle periodontal regular, ele pode – e deve – se submeter a tratamento ortodôntico. O tratamento irá dar condições de saúde aos tecidos de suporte restantes, beneficiando a saúde bucal da pessoa.

Durante o tratamento, há restrições alimentares?

Pessoas em tratamento ortodôntico devem tomar certos cuidados, entre eles estão os cuidados com a alimentação. Alguns alimentos podem causar a quebra do aparelho e com isso o tempo de tratamento pode aumentar.

Evite alimentos duros: balas duras, pipoca, nozes e castanhas, gelo e cana-de-açúcar.

Evite alimentos pegajosos: chicletes, balas e caramelos.

Frutas e vegetais como maçãs e cenouras devem ser cortados em pequenos pedaços ou cozidos.

Evite o hábito de morder objetos duros como canetas, lápis e unha.

Alimentos como como refrigerantes com açúcar e sucos muito açucarados também devem ser evitados por propiciarem o desenvolvimento cáries.

O aparelho fixo pode causar incômodo?

A adaptação ao aparelho ortodôntico fixo ocorre naturalmente e ao longo do tratamento. O uso da cera branca, fornecida pelo seu ortodontista, é bastante útil na fase de adaptação ao tratamento ortodôntico ou quando ocorrer alguma quebra indesejada do aparelho. Aplique uma pequena porção da cera sobre a área do aparelho que estiver incomodando para um aliviar o incômodo e se persistir procure seu dentista.

Arco quebrado ou amassado e quebra de bráquete ou banda, interferem no andamento do tratamento e devem ser corrigidos tão logo quanto possível. Caso ocorra, o ideal é marcar um horário e levar o acessório que se soltou do aparelho. Esses tipos de problemas podem em sua maioria, ser evitados com o cuidado na alimentação.

Higienização

O tratamento ortodôntico requer cuidados especiais com a higiene bucal. Os dentes devem ser escovados três vezes ao dia, sempre com uma escova macia e preferencialmente de cabeça pequena.

A escovação deve ser complementada com a escova interdental para a remoção da placa em locais onde a escova convencional não alcança. Também é fundamental usar fio dental e limpador de língua uma vez ao dia. Um bochecho diário com solução de fluoreto de sódio a 0,05% após a escovação também é recomendado, preferencialmente à noite. Fique atento para o acúmulo de placa dental durante o tratamento.

Observações importantes

  • Seu creme dental e enxaguatórios devem conter flúor (NaF);
  • Sua escova dental – comum, ortodôntica ou elétrica – deve ser sempre macia;
  • Use fio dental todos os dias! Ele evita a gengivite, mau hálito e cáries entre os dentes, as quais você irá perceber apenas quando o dente estiver comprometido e dolorido.

Você ainda tem alguma dúvida?

Converse com a Dra. Olga. Venha conhecer a Ortodontia Personalizada Olga Berger. Será um prazer recebê-lo.