Garanta ao seu filho um futuro de sorrisos

TRATAMENTO ORTODÔNTICO PARA CRIANÇAS

Realizar um tratamento ortodôntico na infância, durante a fase de crescimento, oferece ao seu filho muitas vantagens no futuro, entre elas a redução da necessidade de extração de dentes permanentes e a simplificação ou até mesmo a eliminação de um tratamento ortodôntico corretivo na adolescência.

Os tratamentos precoces, quando a dentição ainda está se definindo, permitem que o crescimento e desenvolvimento ósseo e dentário possam ser redirecionados, diminuindo a complexidade do problema. Além disso, há maior facilidade de adaptação e menor incômodo dos aparelhos dentários e maior cooperação da criança.

RONCO E APNEIA DO SONO EM CRIANÇAS

Criança pode ter Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono?

Sim! Cerca de 1% a 5% das crianças têm SAOS.

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono – SAOS – é um distúrbio respiratório que pode afetar crianças e ter efeitos neurocognitivos que comprometem o desenvolvimento das crianças. Caracteriza-se por episódios recorrentes de obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores durante o sono, em especial, na região do palato mole e da área posterior da língua. O fluxo aéreo fica interrompido por, no mínimo, 10 segundos várias vezes por hora.

Não é normal sequer algum episódio de apneia obstrutiva do sono na criança.

Como saber se a criança
possui a Síndrome da Apneia
 Obstrutiva do Sono?

A primeira suspeita da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono é a presença do ronco. O relato dos pais ou cuidadores é importante.

Quais são os fatores de risco
para a Síndrome da Apneia
Obstrutiva do Sono na criança?

• Síndromes
  • Prematuridade
  • Sexo masculino
  • Histórico familiar de SAOS
  • Doenças neurológicas
  • Tonsilas ( amidalas e adenoides) hiperplásicas
  • Processos alérgicos e inflamatórios recorrentes das vias aéreas
  • Obesidade (pode estar presente, embora muitas crianças apneicas encontram-se abaixo do peso)
  • Face longa
  • Atresia maxilar
  • Retrusão maxilar e ou mandibular.

O que os pais devem observar
 quando a criança acorda?

Dor de garganta, boca seca, sonolência, dor de cabeça.

Há outros fatores associados?

• Enurese noturna (cama molhada após os quatro anos de idade)
  • Respiração oral
  • Bruxismo do sono (ranger os dentes)
  • Asma grave
  • Nascimento prematuro
  • Complicações perinatais

O que a SAOS causa ?

• Sonolência diurna

• Redução do rendimento escolar

• Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade

• Enurese noturna

• Ansiedade

• Irritabilidade

Como podemos tratar?

A avaliação de um Médico Otorrinolaringologista é fundamental para um tratamento eficaz.

O Tratamento Ortodôntico consegue alterar a arquitetura facial, ampliando a via aérea, produzindo efeitos positivos na Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. Isso é feito por meio de aparelhos ortopédicos para expansão maxilar, que promovem uma alteração transversal, resultando na ampliação da cavidade nasal.

A criança que tem a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono pode apresentar bruxismo do sono ?

A criança portadora dessa síndrome tende a apresentar bruxismo. A diminuição da saturação de oxigênio no sangue, decorrente da doença, parece excitar os centros motores e intensificar o bruxismo.

ORTODONTIA INTERCEPTATIVA

A Ortodontia Interceptativa é o tratamento feito durante a dentição de leite (dentes decíduos) ou mista (dentes decíduos permanentes) para impedir a progressão dos desvios do encaixe correto entre as arcadas (maloclusões), reduzindo ou eliminando problemas esqueléticos, dentários ou musculares.

Esse tipo de tratamento é fundamental para a saúde bucal e auto-estima do seu filho, pois, evita problemas psicossociais ligados a aparência como dentes projetados para frente, ou muito tortos, ou muito espaçados e discrepâncias esqueléticas. Salienta-se também que dentes superiores projetados ficam mais vulneráveis a fraturas!

antes

depois